quarta-feira, 7 de novembro de 2012

"Arquivo Esteirán. 1966-1977" pode ser visto em Noia



Xosé Piñeiro Priegue, mais conhecido por Pepe Esteirán, nasceu em Esteiro no ano de 1930.

Após o serviço militar, assume as rédeas do negócio familiar e passa a viver a partir de 1956 em Noia, vila onde o seu pai, Maximino, já se estabelecera como fotógrafo na década de quarenta.

A difusão da fotografia para documentos de identificação permite a expansão do negócio, que abarca também retratos de estúdio, casamentos, baptizados e todo tipo de eventos. Desde os anos noventa colaborou como fotojornalista com o El Correo Gallego, colaboração que manteve até Outubro de 2002, ano do seu falecimento.

A conservação do seu arquivo fotográfico deve-se a Pilar Pérez Santos, com quem casou em 1969. Agora as suas fotografias podem ser vistas graças ao empenho da sua filha, a também fotógrafa María Esteirán.

No âmbito do “Outono fotográfico 2012” e com o apoio financeiro do Concello de Noia e as contribuições individuais de mais de trintas pessoas – entre habitantes de Noia, companheiros de profissão, gente da cultura e amigos-, a exposição “Arquivo Esteirán,1966-1977” vai ser inaugurada pelas 20h30, do dia 9 de Novembro, na Casa de Cultura Avilés de Taramancos (Rúa Corredoira, 6 – Noia).

Pode ser vista até ao dia 5 de Dezembro. Posteriormente, passará por Celanova onde estará patente na Casa dos Poetas (Fundacion Curros Enriquez), de 10 a 31 de Dezembro.

Sem comentários: