quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"Foto/Gráfica. Uma nova história dos livros de fotografia latino-americanos", em Paris


Foto/Gráfica. Uma nova história dos livros de fotografia latino-americanos, comissariada pelo espanhol Horacio Fernández é uma exposição de livros que foi inaugurada recentemente em Paris, na Le Bal (6 impasse de la Défense - 75018 Paris).

Para Martin Parr, possuidor de uma das maiores colecções privadas de livros de fotografia “O foto-livro latino-americano é o segredo melhor guardado da história da fotografia”.

A Le Bal, em cujo edifício já funcionou um salão de bailes populares, um cabaret, um hotel d'amor e uma casa de apostas é hoje na capital francesa, juntamente com a Casa Europeia da Fotografia, a Fundação Henri Cartier-Bresson, a Casa Robert Doisneau e a Galería Polka, um local de visita obrigatório para quem gosta de fotografia.

Durante o período em que decorre a exposição a Le Bal promove também um ciclo de conferências com Christian Caujolleque no dia 8 de Fevereiro falará sobre “Imagens, textos e compromissos”. Posteriormente, serão também conferencistas Susan Meiselas, fotógrafa e presidente da Fundação Magnum e o fotógrafo Martin Parr em diálogo com Alexis Fabry.

A exposição pode ser vista até 7 de Abril.

Sem comentários: