quarta-feira, 27 de julho de 2011

Vivian Maier, uma fotógrafa desconhecida

Vivian Maier © Maloof Collection


Vivian Maier (Fevereiro de 1926 – Abril 2009) foi uma fotógrafa amadora que nasceu em Nova Iorque, cresceu na França e depois voltou aos Estados Unidos para viver como ama, em Chicago. Durante os 40 anos que viveu em Chicago, Vivian Maier tirou mais de 100 mil fotografias, algumas na cidade e outras em países – Filipinas, Tailândia, Taiwan, Vietname, Egipto, China, França, Itália e Argentina - pelos quais viajou durante este período.

As suas fotografias permaneceram desconhecidas até que o historiador John Maloof, comprou num leilão, cerca de 30.000 negativos por 400 dólares, quando fazia uma pesquisa para um livro.

Em 2009, Maloof criou um blog publicando aí fotografias de Vivian e a 22 de Abril de 2011, disponibilizou um site sobre a fotógrafa desconhecida.

O historiador publicou também o livro “Vivian Maier – American Street Photographer” e montou a primeira exposição com os trabalhos da fotógrafa no Centro Cultural de Chicago, entre 8 de Janeiro e 3 de Abril deste ano.

A próxima exposição de trabalhos de Vivian Maier, pode ser vista na Photofusion Gallery (17a Electric Lane – Londres) de 29 de Julho a 16 de Setembro.

Sem comentários: