sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Raúl Cancio expõe pela primeira vez

Dalí no Hotel Palace, 1966
© Raúl Cancio

Raúl Cancio iniciou a sua carreira profissional com 21 anos como fotógrafo, no diário Pueblo (1963), e nos anos 80 passa a director-chefe do diário El País. Em 1996 assumiu durante dois anos o cargo de sub-director do diário desportivo AS. É professor de fotografia na escola de jornalismo UAM-El País e responsável de fotografia dos suplementos do El País.

Já foi condecorado com o Prémio Nacional de Jornalismo, dois prémios nacionais de Fotografia Desportiva e diferentes prémios de Foto Press.

Nunca tinha feito uma exposição. Diz: "Não gosto de fazer exposições. Julgo que tenho demasiado respeito pelas paredes".

Agora o seu editor convenceu-o e “Simplesmente... jornalismo” está patente na sala Expometro, na estação de metro do Retiro (Madrid), até 24 de Fevereiro.

São cerca de 60 fotografías que nos mostram Andy Warhol, Salvador Dalí, Cary Grant, João Paulo II, Doris Lessing, as noites nos campos de futebol, as tardes nas praças de touros e as manhãs em qualquer ponto do mundo, seja Nova Iorque ou Belfast .

Sem comentários: