segunda-feira, 15 de março de 2010

Michel Giacometti: 80 anos, 80 imagens

© Michel Giacometti
.
A exposição “Michel Giacometti: 80 anos, 80 imagens”, comemorativa dos oitenta anos do nascimento daquele etnomusicólogo (1929-1990) está patente no Museu da Música Portuguesa (Cascais), até ao próximo dia 18 de Abril .

A exposição resulta de uma selecção de 80 imagens, das cerca de 3100 fotografias do espólio de Michel Giacometti (Ajaccio, França 1929 – Faro, Portugal 1990).
(Re)descobrir Portugal, fazendo o percurso pela paisagem, arquitectura e aspectos locais, expressões do quotidiano, gentes e rostos, rituais e religião, actividades rurais e tecnologias tradicionais é op que nos acontece ao visitar a exposição.

Além de introduzir de forma sistemática a utilização do gravador no inquérito da música tradicional, Michel Giacometti usou a fotografia como método auxiliar de registo, atribuindo-lhe especial importância no estudo dos contextos etnográficos, deixando revelado o meio em que a música tradicional acontecia. Além do seu olhar e do entendimento sobre as comunidades que estudava, ficou-nos uma excelente colecção fotográfica, que ultrapassa em muito o mero documento de trabalho.”

Um catálogo com textos de Catarina Roquette, Conceição Correia, Luís Pavão, Maria João da Rocha Afonso e Rui Veira Nery, acompanha a exposição.

Sem comentários: