quarta-feira, 10 de março de 2010

"Lugares Alentejanos", no CPF


Até 18 de Abril pode ser vista no Centro Português de Fotografia (antiga Cadeia da Relação – Porto) a exposição “Lugares Alentejanos”.

Buscámos, primeiro, o lugar do Alentejo na obra de escritores e poetas portugueses que lhe pertencem por nascença ou adopção e em cuja prosa ou verso reside, ao longo de pouco mais de século e meio, a «viva, obsidiante memória» dos seus lugares e gentes.
Confiámos depois a catorze oficiais da arte da fotografia e do desenho a leitura dessas outras tantas obras, romances, crónicas e poemas, através de sete imagens suscitadas pelos trechos que agora as ilustram, os que mais especialmente lhes aguçaram o olhar. A estas leituras que atravessam o tempo no modo de imagem, ordenadas pela idade dos seus autores, acrescentámos uma outra, no modo de escrita, de sete retratos das luzes e sombras do Alentejo tirados da obra do fotógrafo eborense Eduardo Nogueira (1898-1969
).”

A exposição reúne 39 fotografias e seis ilustrações. As fotografias são de Luísa Ferreira, Bruno Portela, Leonel de Castro, José Manuel Ribeiro, Bruno Rascão, Céu Guarda, Fernando Veludo, Pedro Letria, Luís Barra, António Carrapato, Luís Vasconcelos e Luís Ramos e os desenhos de Henrique Cayatte e José Pinto Nogueira.

Estes “Lugares Alentejanos” foram imaginados e realizados pela Estação Imagem, associação cultural sediada em Mora que, através de iniciativas pluridisciplinares de carácter documental centradas no Alentejo, se dedica a guardar, fomentar e divulgar a memória pela imagem.

Um livro homónimo acompanha a exposição.

1 comentário:

Anónimo disse...

um blog muito bom, gostei do conteúdo, abraçosssss