segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

"Maracutaia", de Caio Reisewitz

© Caio Reisewitz

Maracutaia” é a exposição do fotógrafo brasileiro Caio Reisewitz (São Paulo, 1967) patente até o dia 17 de janeiro de 2010, na Galiza.

São 54 fotografias de grande formato expostas de maneira simultânea, 44 obras em Vigo (Fundação Pedro Barrié de la Maza e 10 em Pontevedra (Fundação Rosón Arte Contemporánea).

O título exposição provém de uma palavra que significa engano, trama ou manobra com uma finalidade concreta. Para David Barro, comissário da exposição, “a escolha dessa palavra como título poderia levar-nos a outro engano, já que a sua fotografia de paisagens, objectiva e descritiva, não busca representar, senão apresentar o representado como uma reflexiva afirmação; daí a sua nitidez e frontalidade, mas sobretudo o seu provocado estatismo, uma vez que para Caio Reisewitz não existe nenhuma necessidade de criar movimento

Considerado uma das figuras mais significativas da fotografia contemporânea brasileira, Caio Reisewitz, representou o seu país na Bienal de Veneza em 2008 e participou na PhotoEspaña, em 2006.
Hoje pelas 19:00 horas, no Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro) é inaugurada uma outra exposição deste fotógrafo com o título “Parece Verdade”, que ficará aberta ao público até 3 de Março de 2010.

Sem comentários: