terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Martin Luther King Jr. fotografado por Benedict Fernandez

Martin Luther King Jr
© Benedict J. Fernández

O Dr. Martin Luther King Jr, nasceu a 15 de Janeiro de 1929 na cidade de Atlanta e foi assassinado a 4 de Abril de 1968 em Memphis. Se fosse vivo teria hoje 81 anos.
As raízes do fotógrafo americano Benedict J. Fernández (Nova Iorque, 1936), filho de pai porto-riquenho e mãe americana, estão em Espanha e Itália.

Durante o último ano de vida de Luther King, Fernández trabalhou com ele, fazendo fotografias, com o objectivo de ser produzido um livro.
"Estávamos trabalhando no livro, e havíamos combinado que no dia 6 de abril continuaríamos essa tarefa" lembra o fotógrafo. King iria viajar para Nova Jersey, onde celebraria o seu aniversário no dia 5.Mas não houve festa. King seria atingido no dia 4 em Memphis, Tennessee. "A fotografia seguinte que lhe fiz já foi com ele no caixão, no dia 6."

Em 1989 e em colaboração com a família King, Fernández realizou uma exposição “Countdown to Eternity “ com 80 fotografias.
Em 1993, as fotografias de Benedict tomaram a forma do livro sonhado por King, com o mesmo título que a exposição.
Para além do livro sobre King, publicou ainda “IN OPPOSITION: Images of American Dissent in the Sixties” em 1968 e “Protest” em1996.

Sem comentários: