segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

"Nunca", de José Júpiter


No horário 14:30 às 19:00 (segunda a sexta-feira) e 10:00 às 13:00 (Sábado), pode ver na Galeria Colorfoto ( Rua Sá da Bandeira, 526, Porto) até 26 de Dezembro, a exposição "Nunca".
São fotografias de José Júpiter (pseudónimo de José Carlos Duarte), nascido em Juncal do Campo, Castelo Branco, em 1971. Em 1991 vai estudar para Lisboa, licenciando-se em Engenharia Informática. Nessa época tem os primeiros contactos com a fotografia e realiza três exposições. Depois muda-se para o Porto e desiste da fotografia. Em 2003, regressa a Lisboa e sob o pseudónimo de José Júpiter recomeça a fotografar. Em 2008 recebe uma menção honrosa no "Novos Talentos FNAC Fotografia" com o trabalho "A&J". Recomeça a expor em 2009, apresentando os trabalhos "Ursa Maior", "A Guerra dos Lobos", "Evidência" (integrado no "Projecto Alvito", do Atelier de Lisboa) e "Nunca".
"Para os fotógrafos como José Júpiter nada é indiferente. Nada lhes passa despercebido nada é desprezível. Na sua produção incansável de imagens só têm como critério fugir do consensual, daquilo que se afirma a partir das imagens produzidas por todos os outros não fotógrafos. As suas imagens passam pela construção de uma contracultura; não exactamente no sentido radical de ruptura com a realidade social mas num sentido em que, precisamente, a partir dessa realidade, supostamente indiferente e perversamente domesticada, se afirmará o seu olhar irónico, crítico ou redentor.No caso de José Júpiter este olhar pode ser muito subtil: dissimulado num enquadramento de uma empena lateral; na atenção sobre um objecto deslocado; na inquietação do que não se consegue ver por um tapume; ou sobre um sentido generalizado de inacção… No conjunto a atenção sobre objectos e espaços que, não sendo necessariamente disfuncionais, também não se esforçam por expressar sentido. Esta leitura é ainda reforçada pela ausência de pessoas o que contribui ainda para um afastamento da tradicional composição entre figura e fundo. No plano destas imagens tudo se torna sujeito".
Pode ver mais trabalhos do fotógrafo, aqui.

Sem comentários: