terça-feira, 19 de maio de 2009

Ligeiramente desfocado

Praia Omaha, proximidades de Collevile-Sur-Mer, 6 de Junho de 1944
© Robert Capa

Slightly Out of Focus, publicado em 1947 pela Henry Holt and Co., de Nova Iorque, reuniu textos e fotografias de Robert Capa, sobre a Segunda Guerra Mundial.

Agora a "La Fábrica" editou-o em castelhano, com o título Ligeramente desenfocado.

O livro, é sobretudo o diário de um fotógrafo comprometido com a guerra. Enviado pela revista Collier's, Capa participou nas campanhas de França, Itália e Alemanha e é do desembarque na Normandia (6 de Junho de 1944) o relato mais marcante. Capa foi um dos quatro fotógrafos autorizados a acompanhar as primeiras forças aliadas. Das 106 imagens que efectuou só se salvaram oito devido a um erro do assistente do laboratório, ao secar os negativos.

"O correspondente de guerra tem nas suas mãos a sua maior aposta, a sua vida, e pode eleger o cavalo em que a vai apostar, ou pode guardá-la no bolso no último segundo. Eu sou um jogador", escreve Capa.
O seu irmão, Cornell, comenta na introdução de Ligeramente desenfocado: Ao tomar esta decisão seguia o conselho que muitas vezes dava: "Se não são suficientemente boas é porque não estás suficientemente perto".

Sem comentários: