sexta-feira, 22 de maio de 2009

Enrique Meneses ganha o Prémio de Jornalismo Miguel Gil de Moreno

© Enrique Meneses

Enrique Meneses (Madrid, 21 de Outubro de 1929) reportér, fotojornalista, escritor, editor e aventureiro ganhou o VIII Prémio de Jornalismo Miguel Gil de Moreno.

A Fundação Miguel Gil de Moreno (criada em 2002, depois que uma emboscada de guerrilheiros acabou com a vida do fotógrafo) e a editora Random House Mondadori (que editou o livro “Os olhos da guerra”, escrito pelo companheiros de Gil), organizadoras do prémio, tiveram em consideração “"o seu trabalho, pelo bom exercício da profissão de jornalista, entendendo-se esta como um serviço à sociedade, por ser uma referência para as novas gerações de jornalistas, além de dedicar toda a sua vida ao jornalismo".

Os jornalistas especialistas en conflitos internacionais e membros do júri do prémio foram Javier Bauluz, Enric Martí, Arturo Pérez Reverte, Fernando González Urbaneja, Bru Rovira, Santiago Lyon, Fernando Quintela e Ramón Lobo.

Enrique Meneses, em 1958 viaja para Cuba, e é o primeiro reportér que convive - durante quatro meses - com os revolucionários cubanos na Sierra Maestra. Ali conheceu Fidel Castro e Che Guevara. Alguns meses antes da sua saída da ilha, em que esteve preso pela policía de Batista durante uma semana, consegue enviar a sua reportagem sobre a revolução cubana para a revista Paris Match. A publicação da reportagem teve à época um enorme impacto.

Pode ver aqui o seu blog.

Sem comentários: