sexta-feira, 15 de maio de 2009

"Moça de almas", de José Manuel Navia

Moça de almas, La Alberca (Salamanca)
© de José Manuel Navia

Esta fotografia de José Manuel Navia, “é de uma mulher de La Alberca que percorre ao anoitecer as suas ruas, todos os dias do ano, rezando às almas do purgatório e fazendo soar uma campaínha. Esta instituição, como outras muitas manifestações um tanto exacerbadas de religiosidade popular, fazem-nos pensar imediatamente na presença de judeus, cripto-judeus e convertidos na zona. Ao fim e ao cabo, estas povoações isoladas e próximas de Portugal foram refúgio em épocas de perseguição e expulsões”.

Navia, nascido no ano de 1957 em Madrid, é licenciado em Filosofia e membro da agência VU desde 1992. É um dos fotógrafos convidados do SevilhaFoto 09, a decorrer na capital da Andaluzia.

Navia, levanta-se muito cedo para captar atmosferas intemporais e irreais, trabalha com câmaras pequenas, com lentes fixas entre 35 e 50 milímetros e nunca usa nem flash nem tripé.

"Interessa-me a fotografia que fala do mundo, não a que fala do seu autor", diz Navia, que já publicou entre outros, livros como Pisadas sonâmbulas, Lusofonías, Marrocos: fragmentos do quotidiano.

Sem comentários: