sexta-feira, 24 de abril de 2009

A "Menina afegã" 18 anos depois

Menina afegã, Paquistão 1984
© Steve McCurry


Sharbart Gula, Afeganistão 2002
© Steve McCurry

A "Menina afegã" é uma das imagens mais conhecidas da história da fotografia. Em Junho de 1984, o fotógrafo norte-americano Steve McCurry fotografou uma rapariga de 12 anos, de olhos verdes e uma expressão triste, num acampamento de refugiados em Nasi Bagh, no Paquistão, durante a guerra contra a invasão soviética.

A foto, que valeu a McCurry os maiores galardões internacionais, incluíndo a Medalha de Ouro Robert Capa, foi capa da edição de Junho de 1985 da National Geography, mas sem a identificação da protagonista.

Durante 17 anos, Steve McCurry tentou localizar a jovem, até que em Janeiro de 2002 conseguiu encontrá-la. A menina afegã chama-se Sharbart Gula(Pashto: شربت ګله ou “Mulher-gosto-suco-flores”), pertence ao grupo étnico Pashtun e vive numa aldeia no Afeganistão, é casada com Rahmat Gul e tem três filhas: Robina, Zahida e Alia. Uma quarta filha morreu ainda bebé.

Sharbart, com mais de 30 anos, foi novamente capa da National Geographic em Abril de 2002.

A sua identidade foi confirmada através de tecnologia biométrica comparando os padrões da íris. Ela lembrava-se de ter sido fotografada e a fama e o simbolismo que rodearam a sua imagem eram completamente desconhecidas para ela.

Pode ver mais fotografias de Steve McCurry aqui.

Sem comentários: