segunda-feira, 27 de abril de 2009

Foto na primeira pessoa

© Gaspar de Jesus

“Aníbal Cavaco Silva exercia o primeiro mandato à frente do Governo e tudo corria bem. Mário Soares era Presidente da Républica e apoiava o Senhor Professor. A Comunidade Europeia injectava dinheiro a rôdos em Portugal. Cavaco Silva estava feliz e descontraído (hoje não se passará o mesmo, mas isso são outras questões).
As grandes vias de acesso começavam a rasgar o país de lés-a-lés. Numa das suas viagens ao Norte, ao passar por Paços de Ferreira foi-lhe ofertado um presente muito especial... Apercebi-me com a antecedência necessária, aguardei "o momento", e a foto aconteceu. De volta ao Jornal escolhi esta imagem para a primeira página.

Mas o chefe de Redacção era o mêdo em pessoa! Mirou, remirou, e perguntou "não tens outra?...” Respondi-lhe: - Meu caro, essa foto é Primeira Página no nosso jornal ou em qualquer outro, não tenho mais nenhuma!” Fui para junto dos gráficos e entreguei directamente as fotografias que melhor se adaptavam às janelas abertas nas páginas interiores, guardei as restantes no meu armário e regressei a casa. Como por certo já adivinharam a foto saiu mesmo na Primeira. Mas o titulo que a precedia nunca mais esquecerei... "IP4 vai ser auto-estrada, disse Cavaco Silva no Norte" Palavras para quê?... Era um chefe à portuguêsa.”

texto: Gaspar de Jesus
Fonte: blog Arte Fotográfica

Sem comentários: