quinta-feira, 9 de abril de 2009

BES Photo 2008 para Edgar Martins

Série The Rehersal of Space
© Edgar Martins

O BES Photo premeia artistas portugueses, ou residentes em Portugal. A 5ª edição deste prémio, correspondente a 2008, teve como vencedor Edgar Martins.

O prémio, no valor de 25 mil euros "resulta da coerência e da consistência do trabalho desenvolvido pelo artista, critérios patentes na forma como seleccionou e apresentou as obras em exposição. O diálogo estabelecido entre as séries de obras escolhidas, bem como a percepção e o aproveitamento do espaço expositivo na instalação das fotografias". O júri constituído pelos curadores Agnès Sire e Paul Wombell e pela artista plástica Helena Almeida, refere ainda "a diversidade das técnicas utilizadas pelo artista, bem como o processo e o propósito do trabalho inédito apresentado".

O fotógrafo de 32 anos, nasceu em Évora mas reside desde 1996 em Londres, onde estudou Fotografia e Belas Artes no London Institute e Royal College of Art. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, do Centro Português de Fotografia, da Fundação Ilídio Pinho, Fundação Oriente, Instituto de Estudos Europeus da China, Fundação Macau e o Arts Council entre 2000 e 2007.
O artista, está actualmente envolvido num projecto realizado a convite do The New York Times sobre a recessão económica nos Estados Unidos.

A exposição com trabalhos de Edgar Martins, Luís Palma e André Gomes finalistas do Prémio BESPhoto 2008 estará patente no Museu Colecção Berardo, até ao dia 17 de Maio.

Sem comentários: