sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Lisboa Song

©Amy Yoes

Mega Ferreira, o ex-jornalista e actual presidente da Fundação do Centro Cultural de Belém vai publicar esta semana um texto que considerou perdido durante muitos anos. “Lisboa Song”, lançado pela Sextante Editora, são duas conversas duplas, uma entre as personagens da história e outra entre o escritor e a fotógrafa.
A escritora Marguerite Duras e a fotógrafa Amy Yoes surgem como musas co-inspiradoras do novo livro de António Mega Ferreira. Da francesa veio um título que relembra o famoso India Song e da norte-americana, as fotografias a preto e branco que tirou em Portugal há algumas décadas.O título Lisboa Song fica explicado, mas, no que respeita às fotografias, o escritor necessita de evocar os anos 90 para se entender a razão da sua existência neste novo livro de Mega Ferreira: " É uma narrativa que nasceu exclusivamente ao ter visto as fotografias da Amy Yoes."
O autor recorda que as teve pela primeira vez na mão em 1990 ao vê-las durante um encontro com o casal - Amy Yoes, a fotógrafa, e Jorge Colombo, o designer - depois de as retirar de dentro de duas pequenas caixas que estavam em sua casa. "Eram estas fotografias que agora se reproduzem, mas havia muitas mais que estavam guardadas em duas caixinhas pequenas com provas fotográficas, exactamente deste formato como as que agora são publicadas", diz.Na altura, conta, "vi as fotografias e achei-as extraordinárias. Comecei a olhar bem para elas e disse para mim mesmo: quero escrever sobre isto. Só não sabia bem o quê?"
Para Mega Ferreira, o que aconteceu foi que se impregnou do significado das imagens e, passo seguinte, tentou esquecê-las para ser capaz de escrever uma história que se articulasse com as que mais gostava: "As fotos não ilustram nada! São dois discursos paralelos e onde há uma contaminação porque me deixei impregnar pela delicadeza das fotografias que me pareceram, de alguma forma, retratar um certo espírito de Lisboa". Daí que, muito rapidamente, lhe tenha surgido um título em torno de Canção de Lisboa, que tinha a ver com a ideia de alguém (Amy Yoes) que vem do estrangeiro e se apaixona por uma pessoa de cá (Jorge Colombo).

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários: